29 de dezembro de 2010

Ensaio sobre Moral e Ética no Mundo da Informática

A atuação Hacker e Cracker

Com a chegada do século XXI, os computadores foram ganhando espaço no cotidiano da sociedade, fazendo com que hoje, não se consiga fazer praticamente nada sem o uso dele. Com os computadores se tornando comuns entre a população, o uso da Internet também se popularizou, e assim os vírus e as atuações de Hackers, Crackers e afins ganharam destaque no mundo.
Quando se ouve a palavra Hacker, logo se pensa em um ladrão de senhas, disseminador de vírus, ou seja, pensa-se em um criminoso. Se esta fosse a verdadeira denominação para o termo Hacker, todos os especialistas em informática estariam indo contra a moral.
Moral é a norma, regra, ou seja, é a lei. A Constituição Brasileira diz que a prática de roubo é crime, assim, o Hacker que utiliza seus conhecimentos para roubar senhas de cartões de créditos e contas bancárias para se enriquecer, está infringindo a lei, ou seja, a moral e certamente deve ser punido pelos seus atos.
Esta imagem que temos de que o Hacker é um criminoso e que desrespeita a moral, é construída pela mídia de maneira errada, e esta fama de “criminoso” encobre a atuação do Hacker Ético.
O Hacker Ético é um especialista na área de segurança da Internet. Ser ético é fazer o bem, e é justamente isto que o Hacker Ético faz. Este profissional é contratado por um banco ou empresa de vendas on-line. Na empresa, ele promove ataques ao site, com o intuito de encontrar falhas de segurança, podendo assim corrigi-las e consequentemente deixando o site totalmente seguro para que os usuários possam acessar sem medo.
Outra atividade ética dos Hackers que quase ninguém têm conhecimento ocorre na luta contra a pedofilia. Por conta própria, eles utilizam seus conhecimentos em salas de bate-papo com o intuito de detectar possíveis pedófilos. Ao se detectar um pedófilo o Hacker busca provas para denunciar o criminoso à policia, e consequentemente acaba fazendo o bem a sociedade.
Além dos Hackers existem os Crackers. Eles acabam ferindo a moral, mas ajudam a população de baixa renda a terem acesso a softwares privados. O Cracker acaba sendo o “Robin Wood” da era digital, e como nas histórias infantis ele “rouba dos ricos para dar aos pobres”.
Este “roubo” ocorre da seguinte forma: uma certa empresa de softwares lança um novo aplicativo e passa a vender licenças do software para a população. Como nem toda a população têm condições de adquirir o produto de maneira legal, a pirataria entra em ação. O Cracker passa a estudar o software e cria um outro programa para enganar o sistema de registro da empresa fornecedora do software, fazendo com que se possa utilizar o programa sem ter que pagar a licença cobrada pela empresa.
Esta atuação pode ser considerada anti-moral, anti-ética e ética ao mesmo tempo. Ela é contra a moral pois esta atuação é contra a lei, ou seja, é considerado crime, mas acaba sendo ética e anti-ética ao mesmo tempo, pois prejudica a empresa fornecedora, mas por outro lado, ajuda a população de baixa renda a ter acesso a softwares novos, que muitas vezes são caríssimos.
E é assim que a questão da moral e da ética se mostra presente no mundo da informática, mas esta questão também esta presente em todos os assuntos da sociedade.
Por Rodrigo Passos

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post, que em resumo pude concluir que um é ético e tem moral e em compensação o outro é anti-ético e sem moral e aindo por cima procura dar uma maquiada em seus ilícidos se passando como dizes:Além dos Hackers existem os Crackers. Eles acabam ferindo a moral, mas ajudam a população de baixa renda a terem acesso a softwares privados. O Cracker acaba sendo o “Robin Wood” da era digital, e como nas histórias infantis ele “rouba dos ricos para dar aos pobres”. Eu gostei de sua bordagem a respeito uma que favoritei além de comentar!
    E tenho "Ditto"!!!!!!
    charlesnetto-PoA-RS/BR

    ResponderExcluir

Se achou interessante, deixe um cometário